sexta-feira, 28 de março de 2008

A ação da Polícia Federal mostra ao país o caminho a seguir para combater os corruptos

Fonte: Walter Nunes -Revista Época n.513 de 17/03/08 – pág. 60 a 65.
Resumo
Segundo pesquisas realizadas recentementes, a corrupção é o motivo principal de vergonha da sociedade brasileira, pois acaba ajudando a manter a miséria e os crimes.
O País pode adotar experiências de outras nações, que mostram que o combate à corrupção é a primeira etapa para se combater o crime organizado e consequentemente estabelecer instituições sólidas.
Desde da constituição de 1988, os Procuradores do Ministério Público, oTribunal de Contas e a Contoladoria-Geral da União se tornaram Órgãos mais atuantes na fiscalização das contas públicas, entretanto de forma gradual..
A novidade no combate à corrupção no Brasil é a atuação da Polícia Federal(PF), foi e está sendo a principal Instituição no combate aos corruptos. Observa-se que o problema maior é na Justiça, que é inoperante e acaba levando a insegurança jurídica.
A corrupção é uma praga que piora os indicadores sociais, porque desvia dinheiro de diversos setores e desestimulam a competitividade. Ela também é alimentada pela falta de informações, mas com o instrumento da Internet surgiram diversos sites, portais institucionais ou de ONG que ajudam os cidadãos aterem mais informações sobre a utilizaçào racional dos recursos e acabam se tornando fical.
Uma boa gestão, com funcionários tendo uma boa remuneração, investimento em recursos humanos e tecnológicos, mostram efici6encia e eficácia no combate a corrupção, vide a PF que com esses novos recursos mudaram o seu método de trabalho.
Mas o nó da impunidade poderá ser desatado com uma melhor gestão do Poder Judiciário, ou seja, tornar os Juízes com um maior conhecimento em Administração para mudar sua cultura de bacharelado que prejudica o país por ser tornar uma das causas da impunidade.
Crítica
A matéria enfatiza com propriedade o quanto a população brasileira se sente cansada com tanta corrupção e a indgnação com a falta de seriedade do sistema jurídico nacional. Os juízes são preparados apenas a exercer o Bacharelado em Direito e na maioria das vezes não possuem nenhum conhecimento em Administração e com isso gera a Insegurança Jurídica e com essa cultura se torna também uma das causas da impunidade.
É essencial que o combate a corrupção tem que ser uma ação séria e eficaz pois só assim começaremos a combater o crime organizado. Totalmente apropriado o texto, quando ressalta a ação da Polícia Federal(PF), que se tornou a Instituição mas eficiente e eficaz no avanço ao combate da corrupção e importante ressaltar que essa autonomia se dar pelo um maior grau de investimento nessa instituição e consequentemente muda-se o perfil de ação. Realmente é um excelente exemplo.
Mas não adianta nada tais ações, prisões, se outras instituições não andam na mesma sintonia e que acabam gerando uma competição com a PF e tornando as ações totalmente perda de tempo. O País perde muito em termos econômicos pois o custo da corrupção equivale a 5% do PIB.
Entretanto à matéria poderia ter abordado o lado cultural da corrupção no Brasil, pois ela está entranhada em nossa cultura, exemplificada também pela impunidade e pelos Políticos. Não adianta nada em investir nas instituições, tornando elas eficazes na ação contra a corrupção, se a não houver uma melhor preparação profissional dos que julgam a matéria e principalmente se o código penal não formodificado, aí por mais que a PF, o Ministério Público, e as outras instituições andem em sintonia nada será eficaz, pois sempre haverá uma brecha.
O forum privilegiado dos políticos deveria acabar, torná-los iguais ao cidadão comum para responder a um processo ou uma investigação.
Os assuntos abordados nessa reportagem mostram de um modo geral que a realidade no combate a corrupção no Brasil mudou, mas o caminho ainda é longo.

sábado, 15 de março de 2008

O nível de corrupção no Setor público e privado.

Podemos observar que a corrupção existe no Brasil desde os tempos da colonização e se enraizou em nossa cultura por vários séculos até o dia de hoje.
Muitos escandalos são vistos envolvendos diversos personagens que acarretam grande prejuízo para sociedade e para economia. Tenta-se combater de forma veemente esse mal que aflige e destrõe a nossa nação, mas enquanto não houver um investimento maciço em educação, melhores condições de trabalho e a punição para esses infratores for branda, ainda enfrentaremos esse mal que contagia setores não só aqui no Brasil, mas também no mundo.
Nesse espaço serão abordadas matérias divulgadas em diversos setores de comunicação, relacionadas a corrupção no Brasil envolvendo o setor público e privado, e a partcipação com críticas , comentários, sugestões e enquetes.