sexta-feira, 28 de março de 2008

A ação da Polícia Federal mostra ao país o caminho a seguir para combater os corruptos

Fonte: Walter Nunes -Revista Época n.513 de 17/03/08 – pág. 60 a 65.
Resumo
Segundo pesquisas realizadas recentementes, a corrupção é o motivo principal de vergonha da sociedade brasileira, pois acaba ajudando a manter a miséria e os crimes.
O País pode adotar experiências de outras nações, que mostram que o combate à corrupção é a primeira etapa para se combater o crime organizado e consequentemente estabelecer instituições sólidas.
Desde da constituição de 1988, os Procuradores do Ministério Público, oTribunal de Contas e a Contoladoria-Geral da União se tornaram Órgãos mais atuantes na fiscalização das contas públicas, entretanto de forma gradual..
A novidade no combate à corrupção no Brasil é a atuação da Polícia Federal(PF), foi e está sendo a principal Instituição no combate aos corruptos. Observa-se que o problema maior é na Justiça, que é inoperante e acaba levando a insegurança jurídica.
A corrupção é uma praga que piora os indicadores sociais, porque desvia dinheiro de diversos setores e desestimulam a competitividade. Ela também é alimentada pela falta de informações, mas com o instrumento da Internet surgiram diversos sites, portais institucionais ou de ONG que ajudam os cidadãos aterem mais informações sobre a utilizaçào racional dos recursos e acabam se tornando fical.
Uma boa gestão, com funcionários tendo uma boa remuneração, investimento em recursos humanos e tecnológicos, mostram efici6encia e eficácia no combate a corrupção, vide a PF que com esses novos recursos mudaram o seu método de trabalho.
Mas o nó da impunidade poderá ser desatado com uma melhor gestão do Poder Judiciário, ou seja, tornar os Juízes com um maior conhecimento em Administração para mudar sua cultura de bacharelado que prejudica o país por ser tornar uma das causas da impunidade.
Crítica
A matéria enfatiza com propriedade o quanto a população brasileira se sente cansada com tanta corrupção e a indgnação com a falta de seriedade do sistema jurídico nacional. Os juízes são preparados apenas a exercer o Bacharelado em Direito e na maioria das vezes não possuem nenhum conhecimento em Administração e com isso gera a Insegurança Jurídica e com essa cultura se torna também uma das causas da impunidade.
É essencial que o combate a corrupção tem que ser uma ação séria e eficaz pois só assim começaremos a combater o crime organizado. Totalmente apropriado o texto, quando ressalta a ação da Polícia Federal(PF), que se tornou a Instituição mas eficiente e eficaz no avanço ao combate da corrupção e importante ressaltar que essa autonomia se dar pelo um maior grau de investimento nessa instituição e consequentemente muda-se o perfil de ação. Realmente é um excelente exemplo.
Mas não adianta nada tais ações, prisões, se outras instituições não andam na mesma sintonia e que acabam gerando uma competição com a PF e tornando as ações totalmente perda de tempo. O País perde muito em termos econômicos pois o custo da corrupção equivale a 5% do PIB.
Entretanto à matéria poderia ter abordado o lado cultural da corrupção no Brasil, pois ela está entranhada em nossa cultura, exemplificada também pela impunidade e pelos Políticos. Não adianta nada em investir nas instituições, tornando elas eficazes na ação contra a corrupção, se a não houver uma melhor preparação profissional dos que julgam a matéria e principalmente se o código penal não formodificado, aí por mais que a PF, o Ministério Público, e as outras instituições andem em sintonia nada será eficaz, pois sempre haverá uma brecha.
O forum privilegiado dos políticos deveria acabar, torná-los iguais ao cidadão comum para responder a um processo ou uma investigação.
Os assuntos abordados nessa reportagem mostram de um modo geral que a realidade no combate a corrupção no Brasil mudou, mas o caminho ainda é longo.

Nenhum comentário: